Escolha uma Página

Temporada 1, Episódio 2:

O melhor lugar do mundo é a nossa casa

Mais que um abrigo

T1E2: O melhor lugar do mundo é a nossa casa

Veja como a família de Abdul e Farida se instalaram em seu abrigo do ACNUR no campo de Za’atari, na Jordânia.

Quer ver toda a história? Assista à série completa agora

Você sabia?

Você sabia que o campo de Za’atari, na Jordânia, localizado perto da fronteira com a Síria, era composto apenas por algumas barracas em 2012? Desde então, ele evoluiu para um assentamento urbano de cerca de 85.000 pessoas.

O ACNUR tem trabalhado com os residentes para continuar melhorando o campo e atender às suas necessidades, já que o conflito em seu país de origem ainda não dá sinais de melhora. Esse trabalho inclui inovações, como a criação de uma usina solar para fornecer eletricidade a todas as residências.

No campo de Za’atari, fornecemos casas contêiner e tendas. Nosso plano é conseguir fornecer casas contêiner para todos que estão no campo, de modo que cada família tenha a segurança de viver em um local mais estruturado, protegida das adversidades e variações climáticas. Trabalhamos para que essas pessoas, cujas casas e cidades foram invadidas, tenham um espaço privado onde possam trancar a porta e sentirem-se seguras.

A sua doação mensal permite que o ACNUR forneça a mais famílias um espaço privado e seguro que pode ser transformado em um lar.

“Quero voltar para casa, para a vida que tínhamos”

Farida está segura em Za’atari, mas sente falta de sua casa na Síria. © ACNUR / S.Rich

Aqui, Farida explica como foi difícil abandonar sua casa e como ela está construindo uma nova vida para sua família em Za’atari.

“Minha casa na Síria tinha dois quartos, uma sala e uma vendinha que abrimos para ganhar algum dinheiro. A casa tinha um tamanho muito bom. Do lado de fora tínhamos uma pequena horta onde plantava laranjas, azeitonas e amêndoas. A horta era especial, e as crianças tinham espaço para brincar.

Vivíamos felizes. Meu marido trabalhava, meu filho trabalhava e eu cuidada da pequena plantação. Não precisávamos de nada e nunca imaginaríamos que um dia viveríamos aqui ou que veríamos as coisas que vimos. Nunca pensamos em vir para a Jordânia, nem mesmo para uma visita. Mas aqui estamos. Fomos bem tratados, mas é difícil morar longe de casa.

Lembro-me especialmente do Ramadã, quando fazíamos uma grande festa em minha casa com vizinhos, família, amigos e filhos. Aproveitávamos cada dia dessa festa e a bondade prevalecia entre as pessoas. Cozinhávamos muitos pratos diferentes e os servíamos na mesa de jantar. Era especial. É diferente aqui. Aqui, todos estão preocupados. Todo mundo chora. A tristeza está em cada coração. Cada família perdeu um ou dois de seus entes queridos. Ou então perderam suas casas e foram deslocadas.

Perdemos nossa casa quando o exército chegou. Eles destruíram uma grande parte da minha casa com um tanque; então, os oficiais de segurança tomaram a casa, montaram um posto de controle e se instalaram nele. Tivemos que sair porque não havia mais lugar para ficar. Saímos e viemos para cá.

Primeiro pensamos em ficar aqui apenas um mês e depois voltar a viver normalmente. Ficar aqui por mais de um mês estava fora de questão. Mas ainda estamos aqui.

Alguns de meus filhos perderam a esperança de voltar para casa. Eles estão seguros aqui, mas não têm a alegria da vida. Em casa, eles costumavam brincar, ser felizes, cantar e dançar”.

“Quero voltar para casa, para a vida que tínhamos. Nosso futuro está lá. Quero que meus filhos cresçam em seu país. Eu quero ser enterrada lá”.

“Até minha filha mais nova, Inaam (5), dá sinais de depressão. Então, compramos para ela um pássaro nativo da Síria, para lembrá-la de casa e de que um dia iremos voltar”.

O pássaro do paraíso de Inaam a lembra de sua casa na Síria. Crédito © ACNUR / S.Rich

Fatos e dados

24.000casas contêiner. Cada abrigo contem uma latrina e cozinha para garantir a privacidade dos refugiados

Usina solar fotovoltaica com capacidade de
12,9 MW inaugurada em novembro de 2017

Rede de drenagem de águas pluviais de 4,68 quilômetros foi construída para reduzir o risco de inundações durante a estação chuvosa

Estatísticas de janeiro de 2020

Veja a série completa

Acompanhe Abdul, Farida e seus filhos em seu dia a dia no campo de Za'atari, na Jordânia. Assista agora à série completa.